A bomba de tirar leite é recomendada em algumas situações específicas. Ela deve ser usada com os devidos cuidados, normalmente é benéfica para quem está voltando ao trabalho, precisa de um estoque de leite e não consegue fazer uma boa ordenha manual. Nos casos de bebês adotivos ou que estão internados, as bombas também são uma opção.
Como faço para usar a bombinha de tirar leite?
As bombinhas elétricas e manuais, costumam ser rápidas e eficientes. Nas elétricas, você colocará junto ao seio uma peça de sucção, ligará a máquina e a deixará fazer o trabalho de extrair o leite e transferi-lo para um recipiente conectado.
As bombinhas manuais também utilizam de uma peça de sucção, mas é você quem tira o leite ao apertar um mecanismo ou uma manivela, em vez de contar com a pressão feita através de um equipamento elétrico.
Quanto leite vou conseguir tirar e qual efeito isso traz?
A quantidade de leite vai depender principalmente da idade do bebê, e também do momento em que você tirou. Se você tirar logo depois da mamada, deve esperar menos do que se estiver substituindo completamente uma mamada.
Nas primeiras vezes, quando ainda estiver pegando a prática, tirar 10 ou 20 ml já pode ser considerado um sucesso.
Até o bebê ter 1 mês, 90 ml já devem ser suficientes para uma mamada. A partir dos 2 meses, a quantidade por mamada aumenta entre 120 ml e 180 ml. Mas você não precisa tirar tudo de uma vez. Pode juntar o resultado de mais de uma ordenha para completar a mamada.
Vale a pena?
Caso você vá passar algum tempo longe do seu filho, a retirada manual ou por bombinha do leite possibilita que você o armazene e que outra pessoa possa dá-lo ao bebê.
Dessa forma, a criança continua se beneficiando das incríveis propriedades do leite materno, e você fica com um pouco mais de flexibilidade para dar uma saída.
A ordenha do leite também serve para aliviar seios muito cheios ou empedrados, além de aumentar sua produção, no caso de você não ter leite suficiente. Outra vantagem é que ela prolonga o período da amamentação, porque mantém a produção constante mesmo que você fique temporariamente impossibilitada de dar de mamar.
Se você conseguir criar uma rotina de tirar o leite no trabalho, seu filho vai poder desfrutar dos benefícios do leite materno por muito mais tempo.
Em caso de dúvidas entre em contato com uma profissional da amamentação ou seu médico especialista.