Quais são às três fases do Leite Materno

blog-leite-830x468.jpg

O organismo da mulher passa por transformações para conseguir produzir o leite, mas isso acontece em etapas.

A amamentação tem diversos benefícios, entre eles a reduzir o risco de doenças, além de estimular o desenvolvimento físico e cognitivo do bebê e orquestrar a colonização adequada do intestino. Mas você sabia que existem fases do leite materno? Que ele passa por algumas mudanças nos primeiros dias após o início da amamentação?

O leite materno é um complexo fluido que fornece a quantidade de água e nutrientes necessários para o bebê. Contém proteínas, lipídeos e carboidratos absorvidos pelo organismo da criança. Mas, ao contrário do que muita gente pode acreditar, o leite da mãe não é igual o tempo todo. Na verdade, ele sofre alterações durante todo o período de amamentação para se adaptar às necessidades da criança. Existem três fases do leito materno: o colostro, o leite de transição e o leite maduro.

 

leite-2.jpg

 

Fases do Leito Materno

Colostro: esse é o primeiro leite produzido pela mãe, entre o, 1.º e o 5.º dia após o parto. É um líquido mais transparente ou amarelo, rico em proteínas. Também possui alta concentração de imunoglobulinas, o que faz com que tenha um papel de destaque para a imunidade do recém-nascido.

Leite de Transição: a quantidade de leite aumenta entre o, 6.º e o 15.º dia após o nascimento do bebê. E sua composição também é alterada: ele se torna mais rico em gorduras e nutrientes que contribuem para o desenvolvimento e o crescimento da criança.

Leite Maduro: é o leite que alimentará o bebê do 15.º dia em diante. Ele contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança.   É importante lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento exclusivo nos 6 primeiros meses de vida, podendo ser prolongado até os 2 anos ou mais.

Além das fases do leite materno, interessante ressaltar a sua composição. Que pode mudar a cada mamada: ora mais fino, ora mais aguado, ora mais grosso. Quando mais fino, é rico em carboidratos, proteínas e vitaminas; se mais grosso e cremoso, mais presente é a gordura. Isso é normal sendo regulado pelo próprio organismo.

Informar-se ao máximo sobre a gravidez e o período pós-gestação é uma ótima maneira de encarar esse período de tantas mudanças.

Conhecendo as fases do leite materno, você entenderá a importância nutricional de investir na amamentação. Porém, desde já, saiba que a medicina está ao seu lado caso haja qualquer empecilho na amamentação. E não por isso, você deve se sentir menos mãe.

Gostou desse texto? Não deixe de conferir outros conteúdos relevantes em nosso SiteInstagram Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *