Bebês Portadores de Deficiência.

deficiencia-830x468.jpg

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência e com esse tema na roda, iremos abranger o assunto para falar de Bebês Portadores de Deficiência.

Durante o período de gestação, é comum idealizar o bebê que está para chegar: “Como será o seu rostinho?”, “com quem vai se parecer?”, “que personalidade terá?”. Mas o principal desejo dos pais é que a criança seja saudável. Ninguém se prepara para deixar o hospital sem o filho nos braços porque ele precisou ficar na UTI ou viver uma rotina de consultas, exames e tratamentos que pode durar a vida toda.

As deficiências que se enquadram neste dia são: deficiência física, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência mental e deficiência múltipla.

Considera-se a pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

O momento de ouvir um diagnóstico de deficiência, seja física ou mental, é difícil para qualquer mãe e pai. Cheia de incertezas e dúvidas, a família precisa compreender melhor as condições daquela criança e aprender a lidar com uma série de novas informações. É tempo de pesquisar sobre o assunto, conhecer pessoas com filhos parecidos aos seus e acima de tudo, superar os preconceitos.

Ser pai e mãe de uma criança diferente é, também, uma das melhores maneiras de aprender a confrontar seus próprios preconceitos e fortalecer vínculos familiares.

A família exerce papel fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças com deficiência, como mediadora nas interações, nas formas de comunicação, nas relações da criança com o mundo e no processo de construção do conhecimento.

 

bebe-com-deficiencia-1-1024x683.jpg

 

Gostou do assunto abordado? Veja mais conteúdos como esse em nosso SiteInstagram Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *