Sentir-se com o psicológico exausto não é normal! Cuide da sua saúde mental porque Burnout materno é coisa séria!
Você já ouviu falar em Síndrome de Burnout?
Conhecida também como síndrome do esgotamento psicológico, é um distúrbio psíquico onde há o sentimento de exaustão, tensão emocional e estresse crônico gerados pela dedicação excessiva à alguma coisa. Basicamente, é quando passamos por um estado de estresse tão grande que não aguentamos a pressão e “pifamos”. Quando isso acontece, muitas vezes, é necessário atendimento médico.
Burnout Materno: a síndrome do esgotamento na maternidade
Fazendo um paralelo com a síndrome do esgotamento profissional, nos Estados Unidos já se usa o termo Mommy Burnout para se referir à exaustão e estresse crônicos de mães sobrecarregadas em sua rotina materna. Mais uma vez, sentir-se cansada ao final de um longo dia é natural, desde que a exaustão não vire algo constante, atrapalhando as demais atividades e fazendo com que a mãe perca seu interesse e motivação por coisas que gosta de fazer.
O quadro acontece mais comumente com mães que se cobram demais para atingir uma expectativa irreal de “maternidade perfeita”. É impossível ser uma mãe 100% boa em 100% do tempo. Além do esgotamento constante, o Mommy Burnout também vem acompanhado de outros sintomas, como irritabilidade, falta de interesse, motivação e propósito, falta de prazer no cuidado com os pequenos , além de pensamentos negativos frequentes.
É claro que esses sintomas podem fazer parte de nossas vidas em determinados momentos, por isso é preciso atenção à intensidade e frequência desses sentimentos para saber quando é o momento de buscar ajuda profissional. A maternidade deve ser algo leve, não estressante, o momento é lindo e especial, para mamãe, filho e toda a família.
3 formas de aliviar o estresse e a pressão da maternidade
É inevitável fugir da sensação de cansaço e culpa que pega as mamães vez ou outra, mas existem algumas formas de tornar a rotina mais leve e prazerosa, para que o lado bom da maternidade possa sempre superar qualquer eventualidade do cotidiano.
Confira algumas formas de passar longe do Mommy Burnout:
1. Aceite ajuda. Entenda que você não precisa dar conta de tudo sozinha. Divida as tarefas da casa e os cuidados dos filhos com o companheiro e sempre conte com a ajuda de familiares e amigos de confiança.
2. Mantenha relacionamentos fora do seu grupo de maternidade. Tenha amigos para sair de vez em quando, tomar um café, ir a um bar e jogar conversa fora sobre assuntos que não sejam apenas fraldas, filhos e mamadeiras.
3. Reserve um tempo só para você! Que seja 30 minutos para tomar um bom banho, ler um livro, se exercitar ou apenas ficar sozinha e em silêncio, Enfim, o que for possível. Aproveite as outras pessoas que podem dar uma olhadinha no pequeno vez ou outra e use o tempo para você.
Conte com a Amamentarbb para facilitar e tornar mais leve o momento da amamentação, contate-nos e saiba mais.
Veja mais conteúdos como esse em nosso Site, Instagram e Facebook!